Mostra conta 80 anos de fotografia britânica, com mais de 240 imagens de diferentes acervos.
Seleções dos acervos do British Council Art Collection, Arts Council Art Collection, National Portrait Gallery e coleções privadas.
Primeira exposição já apresentada no Brasil que traça um perfil da fotografia britânica nos tempos modernos, apresentando o trabalho de célebres e influentes fotógrafos britânicos. A exposição tem a própria Grã-Bretanha como o seu tema central – sua sociedade e cultura, lugares e pessoas – voltado para o próprio país – seus costumes, personagens e condições daqueles que os rodeiam.
Nas palavras do curador da exposição:
“Uma fotografia não vale mil palavras, mas vale mil perguntas.” Allan Sekula
Por que fazer uma exposição de fotografia britânica no Brasil? O que ela poderia nos provocar? De que forma a imagem pode ser mediadora para a compreensão da cultura de um país? A gênese deste projeto data de 1996, quando fui bolsista do British Council na University of Kent, em Canterbury, onde realizei meu mestrado sobre ‘alfabetização visual’ e tive a experiência de viver na Inglaterra, descobrindo a riqueza de sua cultura social e imagética, e o desejo de compartilhá-la. No início de 2009, procurei o British Council de São Paulo e em seguida o SESI-SP, para apresentar a ideia, que era basicamente a de exibir as fotografias dos britânicos observando a própria Grã-Bretanha, a si mesmos e aos outros. Com o desejo de construir uma mostra que tivesse um olhar para essa questão inicial, pesquisei durante cerca de 2 anos com vários curadores, editores e fotógrafos britânicos. Após a estruturação do projeto, o British Council do Reino Unido indicou um co-curador britânico em novembro de 2011, e assim o projeto foi finalizado.
...
A mostra Observadores: fotógrafos da cena britânica, de 1930 até hoje mapeia parte da criativa e complexa fotografia da Grã-Bretanha, mas não pretende ser uma história da fotografia britânica, missão impossível em razão de sua complexidade. Poderíamos, entretanto, analisá-la como um ‘álbum de família’ que retrata uma sociedade multicultural com diferentes histórias e identidades, e com infinitas possibilidades. João Kulcsár
OBSERVADORES: Fotógrafos da Cena Britânica desde 1930 até hoje
Curadoria de João Kulcsár e Martin Caiger-Smith
Parceria SESI-SP e British Council
TEMPORADA: 25 DE SETEMBRO A 25 DE NOVEMBRO
HORÁRIOS: segunda, das 11h às 20h | terça a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 10h às 19h
LOCAL: Galeria de Arte do SESI SP | Av. Paulista, 1.313 (Metrô Trianon-Masp)
INFORMAÇÕES: 11 3146-7405 / 7406
Fontes: Alfabetização Visual e SESI-SP
0 comentários :
Postar um comentário