link estudio

Exposição: A Arte da Lembrança.

 Itaú Cultural abre exposição inspirada na relação entre a Saudade na Fotografia Brasileira.

Kurt Klagsbrunn (Viena, Áustria, 1918 – Rio de Janeiro, RJ, 2005) Diante do Cinema, Cinelândia, Rio de Janeiro, RJ, 1946

A saudade em suas mais variadas formas e significados. Tendo como inspiração um dos sentimentos mais universais e inexplicáveis, a exposição A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira propõe um percurso iconográfico pelas obras – realizadas entre a década de 1930 e 2014 – de alguns dos mais representativos fotógrafos brasileiros. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz, na sede do Itaú Cultural, do dia 24 de janeiro, a partir das 14h, até 8 de março de 2015.

Mas quais relações a saudade pode manter com a fotografia brasileira contemporânea? Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra pode ser considerada uma viagem por meio de registros que englobam temas pessoais e universais como as cidades e suas demolições; os objetos vazios à mercê da poeira do passado; a ausência de um ente querido, entre outras imagens congeladas no tempo.

Sobre esses registros Diógenes destaca: “Algo de nós está ali, contido na mancha fotográfica: um destino, um desejo, uma perda, uma palavra que pronunciada será incapaz de percorrer o caminho de volta, um suspiro, a garganta das coisas. Sintomas dos quais surgiria, extraído desde sua dormência, tudo o que existiu e não mais existe, presente e já passado, presente apesar de sua ausência”.

Elza Lima (Belém, PA, 1952) Viver de Morte, Morrer de Vida, 1989/2010

A exposição traz obras de 36 artistas de diversas regiões do Brasil – ou que no país desenvolveram seu trabalho. Imagens de cinco deles – Ademar Manarini, German Lorca, José Oiticica Filho, José Yalenti e Julio Agostinelli – integram o acervo de obras de arte do Itaú Unibanco, coleção de aproximadamente 12 mil itens que, gerida pelo Itaú Cultural, dá origem a uma série de mostras itinerantes, duas delas focadas na produção fotográfica nacional: Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural e Coleção Itaú Cultural de Fotografia Brasileira.

Além das fotografias que pertencem a esse acervo, a mostra conta com registros de nomes como Luiz Braga, Alberto Bitar, Gilvan Barreto, Voltaire Fraga e Paula Sampaio.

Iêda Marques (Boninal, BA, 1953) Coberta de Flores, Rocinha, Boninal, BA, 2013 e Vazio Perfumado, Rocinha, Boninal, BA

A Arte da Lembrança
sábado 24 de janeiro (a partir das 14h) a domingo 8 de março de 2015
terça a sexta, das 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
pisos 1 e -1
[livre para todos os públicos]

Itaú Cultural
Endereço
Avenida Paulista, 149 São Paulo - SP  [Estação Brigadeiro do metrô]
Contatos e Informações Extras fone 11 2168 1777 fax 11 2168 1775

Fonte: Itaú Cultural.


Paula Sampaio (Belo Horizonte, MG, 1965) Os Pássaros São os Últimos a Partir (da série O Lago do Esquecimento), Tucuruí, PA

Share on Google Plus

About Além do Olhar

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário