Curso de fotografia na favela de Paraisópolis em 2011 resulta em exposição.
Em uma iniciativa da associação de moradores da favela de Paraisópolis, os professores e fotógrafos Renato Negrão, e Marcelo Mitidieri realizador do projeto, ministraram um curso de fotografia para jovens moradores,
Nas palavras do Renato Negrão, curador do projeto:
A favela na visão de seus moradores.
Essas fotos são o resultado de um curso de fotografia que ministrei em 2011 na favela de Paraisópolis. Iniciativa da associação de moradores do bairro, o curso teve por objetivo ensinar a um grupo de pessoas da comunidade um novo ofício: a fotografia.
De imediato, o que se vê registrado nessas imagens é o olhar curioso de jovens que tiveram a oportunidade de usar a câmera fotográfica para fazerem um recorte de suas realidades. Isto é, do trabalho que produziram selecionarem o que mostrar a nós espectadores.
Fotografia é representação da realidade. Por isso, deve ser vista como um espaço de liberdade; recorte em que caibam nossas próprias experiências com a imagem.
Fruto da liberdade do olhar, o trabalho é antes de tudo o início da vida profissional de jovens que, por meio da arte, estão tendo a oportunidade de enxergar novas possibilidades para o futuro.
Fotógrafos:
Amanda Laurentino Sousa
José Danilo da Silva
Jucilene Cerqueira dos Santos
Marcus Vinicius
Curadoria: Renato Negrão
Realização: Marcelo Mitidieri
De 31 de agosto a 19 de setembro de 2012
Espaço cultural da CPTM- estação Pinheiros
Av. das Nações Unidas, s/n - Pinheiros, São Paulo - SP
Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2011.
0 comentários :
Postar um comentário